Quem Somos

Temos um vínculo muito forte no campo, sendo o cavalo nossa principal ferramenta de trabalho.

Início   •   Quem Somos
Cabanha Campana

Nossa História


Temos um vínculo muito forte no campo, sendo o cavalo nossa principal ferramenta de trabalho.

Nossos ancestrais antes mesmo de ser fundada a Associação de Cavalos Crioulos, já faziam uma seleção de seus animais de montaria baseado objetivamente em cavalos resistentes, mansos, de boas andaduras, com bom encilhar e ligeiros a campo fora. Meu bisavô, Mário Olivé Suñé, começou a registrar seus cavalos em 1942, com o afixo PEÑAROL, comprando da família FUREST do Uruguai seu primeiro pai de Cabanha, TALERO EL AGUILA. Em 1953, Mário Magalhães Suñé, meu avô recebeu parte desta manada, ficando com as éguas Mouras, Rosilhas e Lobunas, dando início a CABANHA SANTA LEONTINA, afixo ACEGUÁ.

Nesta ocasião adquiriu como pai de Cabanha, ALTANEIRO DO CINCO SALSOS. Na década de 60, a manada é doada a meu pai, Carlos Mário Antunes Suñé. Buscando a incorporação de novos sangues foi feita uma importação de cinco éguas argentinas da CABANHA SAN JUSTO e o padrillo CHILENO SEPULTURAS. Nesta importação veio também uma égua TIPITAPA DE SAN JUSTO, que me foi regalada por meu tio avô, Fernando Magalhães Suñé, minha primeira égua crioula, sendo esta acrescentada na manada da estância. No decorrer dos anos outras éguas foram-me presenteadas formando-se então uma parceria na manada da SANTA LEONTINA.

Em 1965, foi comprado MARUJO DO CINCO SALSOS (cavalo este da preferência do sempre lembrado Felipe Martins). No cruzamento deste reprodutor com as éguas argentinas descenderam vários bons produtos, destacando NAIPE DO ACEGUÁ, pai consagrado e carro chefe de nossa manada, Registro de Mérito na ABCCC e com vários filhos semifinalistas e finalistas no FREIO DE OURO. Em 1982, na sua primeira edição, concorremos com duas de suas filhas, éguas da nossa montaria RAPADURA e SOTA DO ACEGUÁ.

Nos anos subseqüentes seguimos participando, pois sempre fomos adeptos e apaixonados pelas provas funcionais. Em 1986, concorremos ao FREIO DE OURO com outro importante reprodutor, DON DIRCEU DO ACEGUÁ. Filho de ITAÍ TUPAMBAÉ, ganhador do primeiro FREIO.

Nossa manada sempre foi selecionada de acordo com a performance das éguas nas tropilhas de serviço, somente incorporando na cria éguas comprovadas de montaria e com origem reconhecida.

Em 1990, fez-se uma divisão na manada da Santa Leontina, onde 25% desta couberam a CABANHA CAMPANA.

Cabanha Campana

Seleção e Manejo


Trabalhamos com um plantel formado por 90 Éguas na cria, sendo todas domadas, mansas e comprovadas funcionalmente. Nossa temporada de monta começa em final de Agosto e encerra-se em final de Janeiro.

A potrilhada que está ao pé da mãe começa a ser amanunciada em torno dos sete meses de idade, sendo este manejo executado mais ou menos junto com o desmame. Nesta ocasião já são escolhidos os melhores machos, ou seja, potrilhos que no momento tem o aval para serem os futuros reprodutores. O restante dos machos são castrados, sendo que quando atingirem a idade são domados e vêm a integrar as tropilhas de trabalho na estância.

As potrancas após serem apresentadas à inspeção técnica da ABCCC para serem confirmadas começam a serem domadas. No primeiro estágio da doma, a redomoneada, já começamos a fazer uma avaliação da capacidade funcional de cada animal, considerando basicamente as andaduras, temperamento, facilidade e correção de movimentos, fácil aprendizado e aptidão com o serviço de gado. Várias participam de provas de 21 dias de doma.

Os demais estágios da doma são acompanhados de perto e rigorosamente analisados em suas características individuais, sendo que no dia-a-dia da lida de campo estes animais são testados.

A CAMPANA tem como meta apostar nas suas novas gerações, pois consideramos que uma vez buscando acertar os acasalamentos os novos produtos irão superar seus pais. Pensando assim e sempre baseado nos princípios de seleção morfológico/ funcional o ingresso de éguas novas ou de 1ª cria na manada, é bastante significativo. Fundamentados neste ideal e por achar conveniente não aumentar o número de matrizes na cria, comercializamos éguas comprovadas como mães na nossa Cabanha, ou seja, abrimos mão de éguas com histórico reprodutivo em troca de novas gerações na manada, sempre apostando na renovação e evolução genética.

Cabanha Campana

Filosofia de trabalho


Fazer e dar o melhor de nós a cada dia, sob a proteção do criador, Deus Pai, Senhor absoluto de todas as coisas.

Missão

Trabalhar em prol do agronegócio, criando e comercializando produtos de qualidade e competitivos no cenário nacional e internacional.

Visão

Ser uma empresa reconhecidamente sólida e confiável, destacando-se pelos seus produtos, por sua equipe capacitada, comprometida com a natureza, com a qualidade do que produz e a satisfação de seus clientes.

Valores

Respeito à natureza e seus animais;

Valorização e reconhecimento às pessoas;

Compromisso, Ética;

Equipe de trabalho; Dedicação;

Confiabilidade; Disciplina.

Nós utilizamos cookie para melhorar sua experiência de usuário.
Para conferir detalhadamente todos os cookies utilizados, leia nossa política de privacidade.
Aceito